29 de nov. de 2014

Ano da Vida Consagrada

Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade

Adoração ao Santíssimo
Sacramento

« Queria dizer-vos uma palavra, e a palavra é alegria. 
Onde quer que haja consagrados, aí está a alegria! 
».
                                                                   Papa Francisco


Dirigente:Jesus nos convida a parar algum tempo, como peregrinação interior, diante do horizonte da primeira hora, onde os espaços têm o calor da relação amiga, a inteligência é levada a abrir-se ao mistério, a decisão estabelece que é bom pôr-se no seguimento daquele Mestre que só tem « palavras de vida eterna » (cf. Jo 6, 68). Convida-nos a fazer de toda a « existência uma peregrinação de transformação no amor ».
Canto inicial à escolha
- Graças e louvores...

Dirigente: Ao chamar-nos, Deus nos diz: “És importante para mim, Eu amo-te; conto contigo”. Jesus diz isto a cada um de nós! Daqui nasce a alegria! A alegria do momento no qual Jesus olhou para mim. Compreender e sentir isto é o segredo da nossa alegria. Sentir-se amado por Deus, sentir que, para Ele, nós não somos números, mas pessoas; e sentir que é Ele que nos chama .
Todas: Senhor, queremos ter um coração sempre disponível e alegre para viver o teu chamado.
Momento de adoração em silêncio.Fundo musical.
Canto (ou outro à escolha): Aquele que nos chamou, aquele que nos chamou, é fiel, é fiel. Fiel é aquele que nos chamou.
Dirigente: Não se pode perseverar numa evangelização cheia de ardor, se não se estiver convencido, por experiência própria, de que não é a mesma coisa ter conhecido Jesus ou não o conhecer; não é a mesma coisa caminhar com Ele ou caminhar tateando; não é a mesma coisa poder escutá-lo ou ignorar a sua Palavra; não é a mesma coisa poder contemplá-lo, adorá-lo, descansar nele, ou não o poder fazer. Não é a mesma coisa procurar construir o mundo com o seu Evangelho, em vez de o fazer unicamente com a própria razão. Sabemos bem que a vida com Jesus se torna muito mais plena, e, com Ele, é mais fácil encontrar sentido para cada coisa.Ouçamos a Palavra de Deus (canto à escolha):
Palavra de Deus: Lucas 24,13-35
Todas: Senhor, queremos, ser perseverantes no amor, na alegria e na esperança. Queremos revelar às pessoas a tua presença.
Leitor: Pela tua presença somos encontradas, alcançadas e transformadas a cada dia.
Todas: Que sejamos teus instrumentos para que nossos irmãos sejam também encontrados, alcançados e transformados por tua presença.

Leitor: Para realizarmos a nossa missão,  dai-nos o fruto do vosso Espírito:
Todas:O «fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, temperança » (Gl 5, 22).
Dirigente: A alegria consolida-se na experiência da fraternidade, qual lugar teológico, onde cada um é responsável da fidelidade ao Evangelho e do crescimento de cada um. Quando uma fraternidade se alimenta do mesmo Corpo e Sangue de Jesus, reúne-se à volta do Filho de Deus para partilhar o caminho de fé guiado pela Palavra, torna-se uma só coisa com Ele; é uma fraternidade em comunhão, que sente o amor gratuito e vive em festa, livre, alegre, cheia de coragem.
Leitor:«Uma fraternidade sem alegria é uma fraternidade que se apaga. […] Uma fraternidade rica de alegria é um verdadeiro dom do Alto para os irmãos que sabem pedi-lo e que sabem aceitar-se uns aos outros, empenhando-se na vida fraterna com confiança na ação do Espírito»
Todas: Pela tua presença somos encontradas, alcançadas e transformadas a cada dia para vivermos em fraternidade.
Momento final de silêncio. Canto final à escolha.
Depois que o Santíssimo Sacramento for recolhido ao sacrário, rezar a seguinte oração, saudando a Maria.
Ave Maria, Mãe da Alegria
-« Alegra-te, cheia de graça» (Lc 1, 28). «A saudação do Anjo a Maria constitui um convite à alegria, a um júbilo profundo; anuncia o fim da tristeza […]. Trata-se de uma saudação que marca o início do Evangelho, da Boa-Nova » [85].
-Junto a Maria, a alegria expande-se: o Filho que traz no seio é o Deus da alegria, do júbilo que contagia, que envolve. Maria abre de par em par as portas do coração e corre para Isabel.
-« Feliz de realizar o seu desejo, delicada no seu dever, solícita na sua alegria, apressou-se a dirigir-se para a montanha. Onde, se não para os cimos, devia solicitamente tender aquela que já estava cheia de Deus? » [86].
-Dirige-se « apressadamente » (Lc 1, 39) para levar ao mundo o feliz anúncio, a todos a alegria irreprimível que acolhe no seio: Jesus, o Senhor. Apressadamente: não é apenas a velocidade com que Maria se move. Exprime-nos a sua diligência, a atenção solícita com que enfrenta a viagem, o seu entusiasmo.
-« Eis a serva do Senhor » (Lc 1, 38). A serva do Senhor corre apressadamente, para se tornar criada dos seres humanos.
-Em Maria, é a Igreja toda que caminha junta: na caridade de quem se move ao encontro daquele que é mais frágil; na esperança de quem sabe que será acompanhado neste seu andar, e na fé de quem tem um dom especial a partilhar.
-Em Maria, cada um de nós, levado pelo vento do Espírito, vive a própria vocação a ir!

Todas: Estrela da nova evangelização, ajudai-nos a refulgir com o testemunho da comunhão, do serviço, da fé ardente e generosa, da justiça e do amor aos pobres, para que a alegria do Evangelho chegue até aos confins da Terra e nenhuma periferia fique privada da sua luz. Mãe do Evangelho vivo, manancial de alegria para os pequeninos, rogai por nós.
Amém. Aleluia!


(Textos retirados de: ALEGRAI-VOS
 - Carta Circular aos Consagrados e Consagradas
-Do Magistério do Papa Francisco)

Nenhum comentário:

Boa Leitura! Escreva-nos e indique um livro!

  • - A vida é missão - Luís Mosconi - Marques Editora.
  • - Coleção Análise da Inteligência de Cristo - Augusto Cury - o autor analisa a pessoa de Jesus, sua personalidade e suas atitudes. Conclusão: é fascinante o que fez e ensinou o Filho de Deus entre a humanidade.
  • - Experimentar Deus: a experiência de todas as coisas - Leonardo Boff.
  • - Senhora da Piedade - Irmã Teresa Cristina Leite e Irmã Márcia Almeida Santiago - as autoras percorrem a história e a arte de devoções a Nossa Senhora da Piedade, fazendo um mergulho espiritual profundo unindo à Mãe Dolorosa a humanidade sofredora.
"Tu me seduziste, Senhor, e eu me deixei seduzir, tu te tornaste forte demais para mim, tu me dominaste." Jer 20,7